Na madrugada de hoje (10/12), o site do ministério da saúde e o aplicativo ConecteSUS, foi invadindo por hackers. Devido essa invasão, não é possível emitir o comprovante de imunização contra a Covid-19, que fica disponível no aplicativo.
Na página, os invasores nomeados como ‘LAPSUS$ GROUP’, deixaram uma mensagem dizendo que os dados internos do sistema foram copiados e excluídos.
Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados estão em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados.
LAPSUS$ GROUP
Logo depois, o recado deixado pelos hackers sumiu e o site do governo continuou fora do ar. O Ministério da Saúde não apresentou nenhum parecer sobre o ocorrido no dia de hoje.
Algumas pessoas que conseguiu acessar o aplicativo do ConecteSUS, disseram através das redes sociais, que havia muita dificuldade para realizar login e utilizar as demais funções presentes na plataforma.
A invasão foi definida pelos próprios hackers como “ransomware”, quando o conteúdo é “sequestrado” e cobra-se um determinado valor, em dinheiro ou bitcoin (moeda virtual), para a devolução do material.