Governador do Rio de Janeiro afronta Itamaraty; entenda

O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL-RJ), criticou a postura do Itamaraty nesta terca feira, 9, depois da abordagem de três jovens negros, filhos de diplomatas, pela Polícia Militar do Estado.


‘Eles [Itamaraty] preferiram botar nota pública antes de saber o que aconteceu”, disse Castro. “Acho até que isso é uma coisa que a gente tem que tomar cuidado, porque atacar a polícia antes de saber o que aconteceu é muito fácil.”

Além disso, o governador disse que espera mais respeito e consideração do órgão pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. “Quando os filhos deles estão aqui, quem vai defender é a polícia”, acrescentou.

Na sexta-feira 5, o Itamaraty pediu desculpas formais aos embaixadores do Gabão e de Burkina Faso pela abordagem policial dos adolescentes no Rio de Janeiro.

Dois dos garotos são filhos dos chefes das missões desses paises um é filho de um diplomata canadense e O quarto é neto do jornalista Ricardo Noblat.


As declarações de Castro foram feitas durante um evento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) sobre o 190 da Polícia Militar.

“A gente tem que entender um pouco a complexidade do trabalho policial”, afirmou Castro. “Naquela região ali, o que os moradores mais reclamam é exatamente dos assaltos feitos por jovens. Aquele policial tá ali, como todos os outros que estão ali, procurando exatamente situações de jovens praticando delitos.’

Sobre as acusações de racismo por parte da polícia com os filhos de diplomatas, o governador argumentou que havia jovens negros e brancos durante O momento da abordagem. Ele disse ainda que a corregedoria está investigando o caso.

‘É muito complicado para o policial saber se é filho de um diplomata ou se é alguém que tá cometendo um delito”, afirmou. “Crucificar o policial é o mais fácil. Se teve erro, nós vamos corrigir, mas a gente tem que entender a complexidade da região.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x