Neste fim de semana, a chuva estará presente em grande parte do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), precipitações intensas devem ser registradas no Centro-Oeste e Sudeste, com volume esperado em torno de 100 mm por dia.
A previsão aponta para rajadas de vento acima de 60 km/h, muitas trovoadas, com potencial para queda de granizo, principalmente para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país, à medida que uma área de baixa pressão (cavado), relacionada ao ar frio nos níveis médios da atmosfera, se amplifica.
É esperado um volume de chuva em torno de 100 mm/24h, sobretudo no sul e zona da mata de Minas Gerais, serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, Costa verde e região serrana do Rio de Janeiro.
De acordo com o Inmet, a área de baixa pressão ajuda a canalizar umidade, o que pode promover chuvas significativas e, eventualmente, rajadas de ventos em grande parte do país, abrangendo uma faixa que vai do norte da Região Sul ao sul da Bacia Amazônica e também oeste da Região Nordeste.
Nesta sexta-feira (18/10), as instabilidades ganham força ainda no começo do dia, com tempo potencialmente severo no extremo oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.
No decorrer do dia, as instabilidades mais intensas avançam para o restante de Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, sul de Mato Grosso, Goiás, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.