Lula ataca diretora-geral do FMI; confira

Nesta quinta-feira (05), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, “deve saber de tudo, menos de economia”, ao comentar os resultados do PIB brasileiro divulgados nesta semana.

Em discurso, Lula recordou uma reunião com a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) em janeiro de 2023, no Japão, logo após reassumir a Presidência da República. Na ocasião, conforme relatado por Lula, a previsão de crescimento para o Brasil apresentada pelo FMI era de 0,8%. O presidente afirmou ter reagido à estimativa dizendo que a diretora “não entende de Brasil”.

“Comecei o ano com o FMI comunicando a mim, em Hiroshima no meio de janeiro de 2023, a diretora geral do FMI, que deve saber de tudo, menos economia, foi me dizer que a economia brasileira iria crescer em 2023 apenas 0.8%. Eu disse para ela: ‘minha senhora, a senhora pode conhecer muito do FMI, mas a senhora não conhece do Brasil’”, disse o petista.

Lula destacou, ao relembrar o episódio, a revisão feita pelo IBGE sobre o crescimento da economia brasileira em 2023. Inicialmente, o instituto havia divulgado um aumento de 2,9% no PIB do ano passado, mas a nova estimativa aponta para uma expansão de 3,2%.

“O que aconteceu de fato? Essa semana o IBGE publicou a correção do crescimento do PIB brasileiro que foi de 3.2%, quatro vezes a mais do que o FMI previu. Agora, outra vez, algumas pessoas do mercado começaram a anunciar e alardear na imprensa que a economia brasileira não ia crescer mais do que 1,5%. E para a nossa bela sorte a economia brasileira vai crescer esse ano 3,5%. E se tomar cuidado, pode cegar a 4%. Um dos maiores crescimentos de todos os países do mundo”, afirmou Lula.

Durante o evento, o presidente defendeu a necessidade de distribuir o crescimento econômico de forma mais equitativa entre a população, com o objetivo de aumentar a massa salarial. A proposta, no entanto, costuma gerar desconforto entre agentes do mercado.

Logo em seguida, Lula afirmou ter conseguido diminuir a resistência entre os agentes do mercado em relação às suas propostas.

“Quando veem na TV a história do mercado reclamando… ontem saiu uma pesquisa que 90% do mercado daqueles que compõe a faria lima são contra meu governo. Eu já ganhei 10% porque nas eleições eram 100% contra. Já ganhei 10% deles. E o que me interessa na verdade é o resultado do tipo de jabuticaba que você plantou”, afirmou o petista.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x