O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (9) uma pausa de 90 dias em sua política tarifária e a redução de impostos sobre parceiros comerciais dos Estados Unidos que não retaliaram o país. Ao mesmo tempo, elevou as tarifas contra a China para 125%.
A resposta de Pequim foi imediata: a China anunciou novas tarifas de 50% sobre exportações americanas, em retaliação às medidas de Trump, que passaram a valer durante a madrugada. A União Europeia também reagiu com a imposição de tarifas sobre produtos dos EUA.
As medidas agravam ainda mais a guerra comercial iniciada durante a gestão Trump, marcada por uma política agressiva de tarifas. O cenário já vem afetando os mercados, que enfrentam dias turbulentos.
No Capitólio, o principal conselheiro de Trump para assuntos comerciais, Jamieson Greer, prestou depoimento à Comissão de Meios e Recursos da Câmara dos Deputados após ser pressionado por parlamentares de ambos os partidos no Senado sobre os impactos da política tarifária do governo.
Enquanto isso, o presidente da Câmara, Mike Johnson (Partido Republicano – Louisiana), tenta avançar com a resolução orçamentária elaborada pelo Senado. A proposta foi aprovada pelo comitê de regras da Câmara no início da tarde, mas enfrenta resistência de membros do próprio Partido Republicano, que contestam os cortes de gastos previstos. A votação está prevista para ocorrer por volta das 17h.
Trump aumenta tarifa da China para 125% e reduz taxa do resto do mundo
