Janja reage após questionamento a Lula sobre tarifas de Trump

A primeira-dama Janja Lula da Silva reagiu a uma pergunta de jornalistas com a expressão “ah, esses vira-latas” nesta quarta-feira (10), no Palácio Itamaraty, em Brasília, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser questionado sobre declarações recentes de Donald Trump.


Durante coletiva ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, uma repórter perguntou a Lula se ele comentaria a fala do presidente dos Estados Unidos. Lula permaneceu em silêncio, mas, logo depois, Janja reagiu com a frase. O episódio ocorreu após um almoço bilateral entre os dois chefes de Estado.

A assessoria da primeira-dama afirmou, em nota, que o comentário não foi dirigido à imprensa, mas sim a bolsonaristas que, segundo ela, estariam “traindo os interesses e a soberania do Brasil”. “Janja se referiu aos que, mesmo sendo brasileiros, adotam postura submissa a interesses estrangeiros, desrespeitando a soberania nacional”, diz o comunicado.

A fala de Trump à qual a imprensa se referia ocorreu em um evento com líderes da África Ocidental, na Casa Branca. O republicano afirmou que anunciará em breve novas tarifas contra o Brasil. “O Brasil, por exemplo, não tem sido bom conosco, nada bom”, declarou. “Vamos divulgar um número referente ao Brasil, acho que ainda esta tarde ou amanhã de manhã.”

A possível retaliação comercial foi anunciada no mesmo momento em que aumentam as tensões diplomáticas entre os dois países. Nos últimos dias, Trump também criticou o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que ele é vítima de uma “caça às bruxas”. A embaixada dos EUA no Brasil chegou a emitir uma nota reforçando o apoio ao ex-mandatário brasileiro, o que levou o Itamaraty a convocar o encarregado de negócios norte-americano para prestar esclarecimentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *