O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas para diferentes regiões do país devido à previsão de frio intenso e acumulado de chuvas com risco à saúde e à segurança. Os avisos atingem centenas de municípios das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
Frio intenso no Sul
Um alerta laranja — que indica perigo — está em vigor desde segunda-feira (23) e atinge 578 municípios do Paraná e de Santa Catarina. A previsão é de queda brusca nas temperaturas, superior a 5 °C, o que pode representar risco à saúde da população, especialmente de crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Já um alerta amarelo, de perigo potencial, aponta queda de temperatura entre 3 °C e 5 °C em partes das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. Esse aviso é válido até as 15h desta quarta-feira (25) e indica risco leve à saúde.
Chuvas fortes no Sul
Outro alerta laranja, relacionado ao acumulado de chuvas, foi emitido para 236 municípios do Sul do país, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A previsão abrange o noroeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e regiões do Paraná, incluindo o sudoeste, sudeste, oeste e centro-sul do estado.
Segundo o Inmet, nessas áreas as chuvas podem chegar a 60 milímetros por hora. O alerta começa às 22h desta terça-feira (25) e segue válido até 23h59 de quarta-feira (26).
Recomendações à população
O Inmet orienta a população das áreas afetadas a tomar medidas de precaução:
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
- Evitar sair de casa durante o mau tempo;
- Ficar atento a sinais de movimentação em encostas;
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível;
- Proteger os pertences com sacos plásticos em caso de risco de alagamento.
Em situações de emergência, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193