O senador e presidente do Progressistas (PP), Ciro Nogueira (PI), reagiu nas redes sociais às críticas do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após o episódio envolvendo a imposição de tarifas de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
A polêmica começou após Tarcísio declarar que a decisão do governo de Donald Trump foi consequência de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter colocado “a ideologia acima da economia” nas relações internacionais. Em resposta, Rui Costa lamentou a postura do governador paulista e disse que ele deveria se preocupar com a economia de seu estado.
“Lamento que o governador de São Paulo prefira defender a imposição de tarifas que penalizarão a indústria e a agroindústria paulista, em vez de defender a população do seu estado e do Brasil como nação”, escreveu Rui Costa no X (antigo Twitter).
“É curioso: liderar a maior economia do país e, ao mesmo tempo, apoiar medidas que encarecem produtos e prejudicam a economia nacional”, continuou o ministro. Ele também ironizou a relação de Tarcísio com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): “É compreensível que o governador queira agradar Bolsonaro, mas defender medidas absurdas, ilegais e imorais impostas por estrangeiros é injustificável.”
Em defesa de Tarcísio, Ciro Nogueira rebateu diretamente Rui Costa:
“Ministro Rui Costa, sua função agora é tirar o Brasil da encrenca em que o radicalismo da diplomacia do PT enfiou o país e não ficar batendo boca com o governador de São Paulo. Vai trabalhar!”, escreveu o senador.