A conta do influenciador digital Hytalo Santos no Instagram foi desativada nesta sexta-feira (8), após uma série de polêmicas e acusações. Ao tentar acessar a página, o usuário encontra a mensagem: “Infelizmente, esta página não está disponível”. A desativação ocorre em meio a uma investigação do Ministério Público da Paraíba por suposta exploração de menores e a fortes denúncias feitas pelo youtuber Felca.
Em um vídeo que rapidamente viralizou, o influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, acusou Hytalo de sexualizar crianças e adolescentes para obter engajamento. Ele exibiu trechos de conteúdos de Hytalo onde jovens aparecem em ambientes com bebidas alcoólicas e em situações de intimidade, o que, para Felca, cria um “clima adulto que contrasta com o fato deles todos serem crianças”.
A investigação do Ministério Público da Paraíba começou após uma denúncia anônima em dezembro. A promotora Ana Maria França apura se Hytalo Santos explora adolescentes que moram com ele e a quem se refere como “filhos” adotivos.
No vídeo, Felca ressaltou que a principal preocupação é o público que consome esses materiais. “A problemática disso é que, dentro do público do Hytalo Santos (…) existem também homens adultos, e eles não assistem pelas dinâmicas divertidas da casa”, disse. Ele concluiu que “esse comportamento é incentivado e exposto” e que o conteúdo “atrai homens pedófilos”.
As acusações ganharam força com o caso de Kamyla Maria Silva, uma das adolescentes sob os cuidados de Hytalo, que teria engravidado do irmão do influenciador, e, posteriormente, sofrido um aborto espontâneo. O caso gerou ainda mais controvérsia ao se saber que outras duas menores também estariam grávidas.