Vídeo: EUA divulgam vídeo de exercícios militares no Caribe

O Comando Sul dos Estados Unidos divulgou na quarta-feira (17) um vídeo que mostra exercícios militares em Porto Rico e no Caribe, em meio ao reforço na luta contra o narcotráfico na região, ordenado pelo governo de Donald Trump.

O material audiovisual, com o som de um relógio ao fundo, exibe a 22ª Unidade Expedicionária dos Fuzileiros Navais realizando simulações de desembarque anfíbio em Porto Rico. “A 22ª Unidade Expedicionária dos Fuzileiros Navais realizou simulacros de desembarque anfíbio em Porto Rico durante as primeiras semanas de setembro em apoio às prioridades do Comando Sul”, afirma o vídeo.

As cenas mostram dezenas de militares uniformizados executando treinamentos com armas em terra e no ar, além de utilizar botes, tanques e helicópteros. O Comando Sul, que supervisiona as atividades militares americanas na América Latina e no Caribe, afirmou que as manobras fazem parte de sua estratégia regional.

Em outra parte do vídeo, é destacado: “O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos realizou um exercício de treinamento anfíbio no Caribe, onde estão destacados em apoio à missão #SOUTHCOM, às operações dirigidas pelo Departamento de Guerra e às prioridades do presidente.”

O reforço militar no Caribe se intensificou nos últimos dias, com o governo Trump deslocando dezenas de tropas e veículos militares para Porto Rico e para o sul da região, perto da costa da Venezuela. Washington sustenta que essas ações são parte de uma ofensiva contra as redes de narcotráfico que atuam na área.

Os Estados Unidos acusam o regime de Nicolás Maduro de liderar o Cartel dos Sóis, uma organização ligada ao tráfico de drogas para a América do Norte. Como parte dessa estratégia, forças americanas relataram o afundamento de três embarcações carregadas de entorpecentes em águas caribenhas.

O Comando Sul tem afirmado repetidamente que suas operações visam “apoiar a segurança regional e a cooperação com países parceiros” contra ameaças transnacionais. No entanto, a divulgação do vídeo coincide com o aumento da tensão política e militar entre Washington e Caracas.

No início desta semana, Trump comunicou um novo ataque contra uma embarcação venezuelana. “Esta manhã, sob minhas ordens, as Forças Militares dos EUA realizaram um segundo Ataque Cinético contra cartéis de narcotráfico e narcoterroristas, positivamente identificados e extraordinariamente violentos, na área de responsabilidade do Comando Sul”, escreveu o presidente em suas redes sociais.

Segundo Trump, o ataque ocorreu em águas internacionais e “resultou na morte de três narcoterroristas da Venezuela”. Ele acrescentou: “O ataque ocorreu enquanto estes narcoterroristas venezuelanos, confirmados, se encontravam em águas internacionais transportando narcóticos ilegais (UMA ARMA MORTAL QUE ENVENENA OS AMERICANOS!) com destino aos EUA”.

O presidente republicano garantiu que “esses cartéis de narcotráfico extremamente violentos representam uma ameaça à Segurança Nacional, à Política Externa e aos interesses vitais dos EUA”. Ele concluiu com uma mensagem direta: “CUIDADO! SE VOCÊ TRANSPORTA DROGAS QUE PODEM MATAR AMERICANOS, ESTAMOS CAÇANDO VOCÊ! As atividades ilícitas desses cartéis têm tido CONSEQUÊNCIAS DEVASTADORAS NAS COMUNIDADES AMERICANAS POR DÉCADAS, matando milhões de cidadãos americanos. NÃO MAIS”.

O novo ataque ocorre após o afundamento de outra lancha em 2 de setembro, quando os EUA relataram a morte de 11 supostos membros do grupo criminoso venezuelano Trem de Aragua.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *