O presidente francês Emmanuel Macron e sua esposa, Brigitte Macron, vão apresentar ao tribunal dos Estados Unidos evidências fotográficas e científicas para provar que a primeira-dama é, de fato, uma mulher. A documentação faz parte de um processo por difamação movido contra a influenciadora conservadora Candace Owens, que alegou publicamente que Brigitte nasceu homem e, posteriormente, fez uma transição de gênero.
O advogado dos Macron, Tom Clare, disse ao podcast “Fame Under Fire”, da BBC, que haverá “testemunhos de especialistas que terão natureza científica”. Embora não tenha detalhado o conteúdo, ele adiantou que as provas incluirão fotos de Brigitte, hoje com 72 anos, grávida de seus filhos.
O casal presidencial francês, segundo o advogado, está pronto para demonstrar “de forma genérica e específica” que as alegações são falsas. “É incrivelmente perturbador pensar que você tem que se sujeitar a apresentar esse tipo de prova”, disse Clare, referindo-se ao sofrimento causado à primeira-dama. “É um processo ao qual ela terá que se submeter de forma muito pública. Mas ela está disposta a fazer isso. Ela está firmemente decidida a fazer o que for preciso para esclarecer os fatos”, concluiu.
Candace Owens tem repetidamente afirmado, sem provas, que Brigitte Macron nasceu homem. Em seu podcast, a influenciadora chegou a declarar que “arriscaria toda a minha carreira profissional em todos esses pontos”.
Os Macron entraram com o processo contra Owens em julho, no estado de Delaware, alegando que a influenciadora “ignorou todas as evidências críveis que desmentem sua afirmação, em favor de dar voz a teóricos da conspiração conhecidos e difamadores comprovados”.
As alegações de Owens são semelhantes às feitas anteriormente por duas mulheres na França, que Brigitte Macron processou em 2021. Embora a primeira decisão judicial tenha sido favorável à primeira-dama, o caso foi anulado em recurso. Agora, ela levou o caso para a mais alta corte de apelação da França.
Brigitte Macron tinha 39 anos quando se tornou professora de Emmanuel Macron, então com 15 anos, em 1993. Os dois se casaram em 2007.
Brigitte Macron vai a tribunal nos EUA para provar que é mulher
