Governo Bolsonaro anuncia redução de desmatamento na Amazônia

O governo federal anunciou, na tarde de hoje (14/12), que registrou em novembro queda de 19,5% do desmatamento ilegal na região amazônica em relação ao mesmo mês do ano passado.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Alvaro Pereira Leite, e o ministro da Justiça, Anderson Torres, convocaram uma coletiva de imprensa para comemorar os números.

Os dados, apresentados pelo ministro em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, foram aferidos pelo sistema Deter-B, que teve início em 2016 e apura alertas de destruição de matas. Segundo Leite, a queda de 19,5% em novembro comparado com o mesmo período de 2020 representa o menor número de desmatamento em seis anos.

De acordo com o Joaquim Leite, o dado representa a menor área de alertas para novembro desde o início da série histórica, que se deu em 2016. Os dados são do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O ministro do Meio Ambiente afirmou que os resultados estão começando a aparecer e disse que o governo federal atua contra a prática de crimes ambientais.

Nós devemos caminhar mais contundente, de forma mais integrada, Ministério da Justiça, Ministério da Defesa e Ministério do Meio Ambiente, para atingir os objetivos que todos nós queremos.

Leite

Leite citou os números de agosto, setembro, outubro e novembro de 2021 e disse que representam uma redução de 12% em relação ao mesmo período do ano passado

Vale ressaltar que, Joaquim Leite foi nomeado em junho, após Ricardo Salles pedir demissão, e Anderson Torres está à frente da pasta da Justiça desde março, quando substituiu André Mendonça. Na coletiva, evitaram falar das gestões anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.