Após petistas de São Paulo anunciarem projetos de lei na capital paulista e a nível estadual para combater roubos e furtos de celulares, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que as iniciativas já são tomadas pela sua gestão e não foi necessário “nenhum tipo de projeto” para implementar medidas inspiradas no governo do Piauí.
“A gente sempre tem por hábito incorporar boas práticas. Então, é algo que a gente já está fazendo no estado de São Paulo. Então, eles [bancada do PT paulista] estão meio tarde já nisso”, disse o governador a jornalistas.
Embora tenha criticado os projetos de lei dos petistas, o governador citou duas vezes o exemplo do Piauí, governado por Rafael Fonteles (PT), quando comentou a iniciativa da bancada paulista.
“A gente tá mandando as mensagens para os receptadores, estimulando a devolução dos celulares. A gente já fez jornadas de devolução dos celulares, já conseguimos restituir alguns milhares de celulares para os seus donos, dentro da mesma lógica que foi realizada no Piauí. Então, não tem nenhuma novidade nisso”, afirmou Tarcísio.
O governador se referia ao programa “SP Mobile”, implementado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) paulista. Os disparos de notificações aos celulares roubados ou furtados iniciaram em setembro.