Senadores visitam a Papuda, onde o STF quer enviar Bolsonaro

Nesta segunda-feira (17), integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal realizaram uma visita técnica ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A inspeção ocorre diante da possibilidade de o local receber o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Participaram da visita os senadores Márcio Bittar (União-AC), Damares Alves (Republicanos-DF), Izalci Lucas (PL-DF) e Eduardo Girão (Novo-CE) .


De acordo com Damares, algumas dúvidas eram: Em quanto tempo Bolsonaro seria atendido, caso passasse mal em uma cela; qual a distância entre as celas e a unidade médica; o tempo que um carcereiro levaria para acionar os médicos.

– Viemos conhecer as instalações como um todo, não viemos ver uma cela específica […] A nossa maior preocupação é: Bolsonaro está muito doente, qual é o tempo entre o complexo e o primeiro hospital? O tempo de deslocamento seria suficiente? – disse a senadora em vídeo.

– Estivemos na ala dos idosos, encontramos idosos com 85 anos, doentes. Encontramos cenas muito tristes, vimos a questão da alimentação, da comida, e vamos entregar um relatório – prosseguiu.

Os senadores estiveram na ala destinada a pessoas privadas de liberdade com 60 anos ou mais. Eles não conseguiram visitar especificamente as celas que poderão ser ocupadas por Bolsonaro por falta de aval da Justiça. Damares enviou ofício ao governo do Distrito Federal pedindo autorização no início deste mês.


O requerimento, no entanto, foi enviado ao gabinete do ministro do STF Alexandre de Moraes pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF.

Moraes, por sua vez, ainda não deu resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *