Nesta quinta-feira (5/5), o presidente do STF, Luiz Fux, destacou a importância de uma imprensa livre em discurso.
Um país onde a imprensa não é livre, onde a imprensa é intimidada, amordaçada, num país onde a imprensa é regulada, sendo a imprensa um dos pilares da democracia, nesse país com tantas restrições à liberdade de imprensa a democracia é uma mentira, e a constituição federal é uma mera folha de papel.
Fux
Até o momento, Fux é o primeiro Ministro do STF, que criticou publicamente à proposta de regulação da mídia que vem sendo defendida pelo Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência. Mas Fux não citou o ex-presidente diretamente.
Lula já se manifestou diversas vezes sobre a necessidade da regulação da mídia em agendas de pré-campanha, para “adequar as necessidades da sociedade” e combater o funcionamento da “indústria de fake news“.
Em nota, a assessoria de Lula afirma que “ele defende uma discussão no Congresso sobre a atualização da lei de regulação dos meios eletrônicos de comunicação, cuja legislação no país data da década de 1960. Nos moldes da regulação inglesa, alemã ou americana.”
Fux também destacou o trabalho da imprensa profissional no combate às fake news.
O trabalho em busca da verdade permite que o cidadão crie sua agenda e, acima de tudo, nesse momento que estamos vivendo, decida seu voto consciente e bem informado no momento das eleições.
Fux