Alemanha legaliza a cannabis recreativa

O Parlamento Alemão aprovou de forma definitiva, nesta sexta-feira (23), um texto para legalizar a cannabis recreativa, uma lei-chave para o governo de Olaf Scholz, que suscitou inúmeras críticas.

Durante a votação no Bundestag, a lei foi aprovada com 407 votos a favor e 226 contra, ratificando uma legalização que entrará em vigor em 1º de abril.

A posse de até 25 gramas será liberada em espaços públicos. Em residências particulares o limite legal será de 50 gramas.

A polícia de algumas partes da Alemanha, como Berlim, já faz muitas vezes vista grossa ao uso em público, embora quem fosse pego com a droga para uso adulto pudesse ser processado.

O consumo de maconha entre os jovens tem aumentado durante anos, apesar da lei existente, afirma o ministro da Saúde, Karl Lauterbach, que apoiou a reforma.

Seu projeto tem como objetivo minar o mercado ilegal, proteger os usuários da cannabis de baixa qualidade e cortar os fluxos de receitas das quadrilhas do crime organizado.

Um debate feroz sobre a descriminalização da planta tem sido travado há anos na Alemanha, com grupos de médicos expressando preocupações relativas ao consumo dos jovens. Já políticos conservadores dizem que a liberalização irá alimentar o consumo de drogas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *