Anvisa proíbe venda de pomadas de cabelo

A partir desta sexta-feira, 10, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de todas as pomadas para modelar cabelos e fixar tranças. A comercialização de 20 fabricantes no mercado já tinha sido vetada pela agência, após a ocorrência de casos de cegueira, supostamente causados pelo produto.


Porém, com o aumento dos casos de intoxicação, a agência resolveu estender a medida a todos os lotes de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos de qualquer fabricante, a medida não tem prazo para terminar.

Entre os eventos relatados pelos usuários estão:
– Cegueira temporária (perda temporária da visão);
– Forte ardência nos olhos;
– Lacrimejamento intenso;
– Coceira;
– Vermelhidão;
– Inchaço ocular;
– Dor de cabeça.

Segundo as informações passadas para a Anvisa, os eventos teriam ocorrido, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina, ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos.

Tanto a Anvisa como os órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais ainda investigam as causas da correlação desses produtos com os casos de intoxicação ocular. Uma reunião técnica com o setor produtivo está prevista para a próxima semana para debater procedimentos de regularização dos produtos com a Anvisa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x