A exibição de um episódio do desenho Os Simpsons foi cancelada após o atentado à vida do ex-presidente Donald Trump ocorrido no último sábado (13). Isso porque o capítulo, que seria exibido no dia seguinte – último domingo (14) – retratava a personagem Lisa na mira de um atirador enquanto discursava em um comício, e também envolvia a tentativa de assassinato contra um presidente estadunidense.
Parte da 7ª temporada, o episódio é intitulado Lisa, a Iconoclasta. Nele, a filha de Homer Simpson descobre que o fundador da cidade de Springfield estava por trás de uma tentativa de homicídio contra George Washington, o primeiro presidente do país.
Em razão das similaridades com o atentado deste sábado, a emissora britânica Channel 4 optou por substituir a transmissão do capítulo por outro que compõe a 30ª temporada do programa. Os Simpsons já possui a fama de prever acontecimentos futuros e frequentemente viraliza nas redes sociais por esse motivo.
ATENTADO A TRUMP
O candidato à presidência Donald Trump foi retirado às pressas do palco no último sábado, depois que tiros interromperam o comício em que ele discursava em Butler, no estado da Pensilvânia. O republicano tinha manchas de sangue visíveis na orelha direita quando foi levado pela equipe de seguranças.
Na ocasião, ele falava sobre a travessia na fronteira em evento de campanha na Pensilvânia, estado-chave nas eleições americanas, quando estrondos começaram a ecoar pela multidão.
Após uma breve pausa, Trump se levantou, rodeado por agentes uniformizados do Serviço Secreto. Ele ergueu o punho enquanto era ovacionado pela multidão ao ser retirado do palco e declarou “lutem, lutem, lutem” para os apoiadores.
O atirador foi morto por agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos. Identificado como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, o jovem tinha explosivos no carro e usou um fuzil do tipo AR-15. O ataque ocorreu de um telhado que ficava a cerca de 130 metros do palco onde Donald Trump discursava.
Um dos espectadores da plateia acabou morto ao tentar proteger sua família. A vítima chamava-se Corey Comperatore, e era um bombeiro de 50 anos, pai de duas filhas. Segundo o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, Corey foi atingido ao se jogar na frente de sua família para protegê-la durante o ataque
*Plenos