O Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que o apagão cibernético global desta sexta-feira (19) afetou seus serviços. A falha tirou o site da Corte do ar e atingiu sistemas judiciais. Entretanto, o tribunal ressaltou que seus “principais serviços” online já foram restabelecidos.
– Por volta das 7h, o portal do STF foi restabelecido. Os sistemas judiciais e os principais sistemas administrativos já estão funcionando adequadamente. Serviços de apoio, principalmente utilizados pelo público interno, ainda estão sendo reativados – relatou o STF.
A Corte deixou orientações para aqueles que precisarem de apoio técnico ou não conseguirem acessar processos judiciais.
– Quem precisar de apoio técnico, deve procurar o help desk. Dúvidas sobre eventuais impactos em processos judiciais podem ser esclarecidas nos canais de atendimento processual. Os canais da Ouvidoria do STF também estão disponíveis para sugestões ou reclamações – acrescentou.
O tribunal garantiu que avisará o público externo e interno tão logo que todos os serviços estiverem completamente normalizados.
ENTENDA
O apagão cibernético desta sexta gerou atrasou em voos e diversos países, problemas para acessar serviços bancários, interrupção de emissoras de TV, entre outros problemas. Uma atualização defeituosa na plataforma de segurança informática CrowdStrike é apontada como o motivo da falha nos sistemas da Microsoft.
A CrowdStrike presta serviços para algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, incluindo a Microsoft e a Dell. Seus serviços consistem em detectar ameaças e falhas de segurança em tempo real.
A empresa afirmou que está trabalhando para reverter a situação.