Após ida de Milei a SC, Governo Lula chama embaixador na Argentina para consultas

O Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o embaixador na Argentina, Júlio Bitelli, para consultas sobre o futuro das relações bilaterais com o país vizinho. A convocação ocorreu após a visita do presidente argentino, Javier Milei, ao Brasil para participar de um evento conservador com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante essa visita, Milei não se encontrou com Lula. Na fala durante o evento com Bolsonaro, Milei evitou citar o petista e criticou o que chamou de “socialismo na América Latina”.


Javier Milei também não esteve presente no encontro dos presidentes dos países do Mercosul, realizado na semana passada em Assunção, no Paraguai.


Integrantes do Itamaraty informaram ao jornal O Globo que a convocação de Bitelli não tem o mesmo tom de protesto que embasou a solicitação da vinda do embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, no início deste ano, em meio à crise com a gestão de Benjamin Netanyahu.

Hoje, o embaixador argentino participa de um almoço com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, em uma recepção oferecida no Itamaraty para Sérgio Mattarella, presidente da Itália.

O Governo Lula avaliou que a visita de Milei ao Brasil ocorreu de forma tranquila. Mesmo assim, o chanceler Mauro Vieira e Lula decidiram que seria importante convocar o embaixador para uma rodada de conversas.

Bitelli tem bom trânsito com o Governo Argentino e está em sua 3ª missão no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x