Após protestos dos EUA, navio iraniano atracado no Rio é palco de festa

Dois navios de guerra do Irã estão atracados no Porto do Rio de Janeiro, com visita autorizada pelo governo federal e publicada no Diário Oficial da União.

Conforme foi relatado aqui no Vista Pátria, a presença das embarcações, gerou protesto de autoridades dos Estados Unidos.


O senador Ted Cruz, dos Estados Unidos, pediu que sanções sejam aplicadas e a cooperação do Brasil com esforços antiterroristas dos EUA seja reavaliado.

“A administração Biden é obrigada a impor sanções relevantes, reavaliar a cooperação do Brasil com os esforços antiterroristas dos EUA e reexaminar se o Brasil está mantendo medidas antiterroristas eficazes em seus portos. Se o governo não o fizer, o Congresso deve força-los a fazê-lo”, afirmou Cruz em nota.

Na última terça-feira (28/2), o governo Lula enviou representantes para participar de uma cerimônia em alusão aos 120 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

De acordo com o Estadão, a solenidade foi realizada a bordo da fragata Iris Dena, um dos dois navios militares iranianos ancorados no porto do Rio.

O evento contou com as participações de oficiais da Marinha e integrantes do Itamaraty, não foi divulgada pelos canais oficiais do Ministério das Relações Exteriores.

Conforme apurou o Jornal, a confraternização dentro da fragata foi uma cerimônia reservada, restrita a diplomatas dos dois países e com a orientação que não divulgassem fotos. Em geral, nesse tipo de solenidade há um discurso de cada diplomata em alusão a relação entre os países e dos oficiais da Marinha.

One thought on “Após protestos dos EUA, navio iraniano atracado no Rio é palco de festa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *