Balão espião chinês está sobrevoando os EUA, diz Pentágono

O governo dos EUA está monitorando um suposto balão de vigilância da China que foi avistado nos últimos dias sobrevoando locais que contêm informações importantes de segurança.


O Pentágono anunciou na quinta-feira (2) a presença do balão no espaço aéreo americano. O governo canadense informou que investigava um “potencial segundo incidente”.

A China afirmou que está verificando as informações, mas pediu para que os países “não façam conjecturas ou exagerem a questão até que os fatos estejam claros”.

“A China é um país responsável e sempre cumpre de maneira rigorosa a lei internacional. Não temos a intenção de violar o território ou espaço aéreo de nenhum país soberano”, disse a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.

Autoridades dos EUA disseram que levantaram o assunto com seus colegas chineses por meio de canais diplomáticos. “Comunicamos a eles a seriedade com que encaramos esta questão”, declarou uma autoridade dos EUA.


Uma autoridade dos EUA disse que o balão foi avaliado como tendo “valor aditivo limitado do ponto de vista da coleta de informações”.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken deve viajar para a China na próxima semana para uma visita acertada em novembro por Biden e o presidente chinês, Xi Jinping. Não ficou claro como a descoberta do balão espião pode afetar esses planos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *