Barroso cita momento de ‘erosão da democracia’ no mundo

Nesta sexta-feira (13/5), o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que o mundo passa por um “momento de erosão da democracia” e que é preciso fazer uma autocrítica para restabelecer o sistema. A declaração foi dada durante o Congresso Brasileiro de Magistrados, que ocorre em Salvador.


No século 20, a democracia derrotou todas as alternativas que se apresentaram: o comunismo, o fascismo, o nazismo e ditaduras militares e fundamentalistas… Recentemente, alguma coisa não parece estar bem. É um período de recessão democrática, legalismo autocrático, e outros nomes para esse momento de erosão da democracia.

Barroso

Barroso deu exemplos como Venezuela, Nicarágua e El Salvador, Rússia, Filipinas e Hungria, Polônia e Turquia têm governos autoritários. Além disso, segundo ele, houve episódios de “turbulência” recentemente nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Não é a primeira vez que Barroso faz esse tipo de afirmação. Anteriormente, ele já havia dito que as Forças Armadas teriam sido orientadas a atacar o processo eleitoral no Brasil e que isso representaria um risco real à democracia. A fala do ministro do STF gerou reações do Ministério da Defesa e a pasta chegou a divulgar nota de repúdio.

One thought on “Barroso cita momento de ‘erosão da democracia’ no mundo

  • 13/05/2022 em 17:37
    Permalink

    Na cabeça de Barroso, Hungria, Polônia, são países governos autoritários?

    São países que elegeram governos de orientação conservadora, em países cujo a maioria do país, é cristã!

    Para Barroso, países cristãos são comparados a Venezuela que é um governo de extrema esquerda!

    O que é normal para Barroso???

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *