Bolsonaro desafia Lula para disputa presidencial de 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou um desafio ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (24), durante um discurso para seus apoiadores no Recife, Pernambuco. Bolsonaro, que enfrenta restrições de elegibilidade até 2030, sugeriu que Lula concorra com ele nas eleições presidenciais de 2026, caso não tenha receio de enfrentar a vontade popular nas urnas.

Em seu pronunciamento, Bolsonaro declarou: “Quem decide quem será o presidente é o povo, não um burocrata, nem alguém do outro lado. Se ele [Lula] não teme as eleições e diz que defende a democracia, que venha disputar comigo”. O ex-presidente também comentou sobre o possível impedimento de sua candidatura, caso a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja mantida, e afirmou que isso representaria uma “negação da democracia”. “Se eu não puder disputar, será um golpe contra a vontade popular”, completou.

Atualmente, Bolsonaro está impedido de participar de eleições devido a uma decisão do TSE, que o considerou culpado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante o pleito de 2022. Além disso, o ex-presidente foi denunciado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, por tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x