O ex-presidente Jair Bolsonaro, que retornou ao Brasil na semana passada após três meses nos Estados Unidos, está planejando uma série de viagens e motociatas pelo país com o objetivo de fortalecer candidaturas municipais do Partido Liberal (PL) para as eleições de 2024. Bolsonaro ajudou o PL a eleger um grande número de deputados, senadores e governadores em 2022 e agora quer fazer valer o capital político que conquistou durante seu mandato.
Segundo o ex-ministro do Turismo de Bolsonaro, Gilson Machado, o ex-presidente é um grande líder mundial da direita e tem o objetivo de liderar um bloco pró-Brasil, não apenas a oposição. Ele quer se manter em evidência, defender seu legado e visitar os apoiadores do PL em todo o país. Machado afirmou que Bolsonaro deve fazer uma ou duas viagens pelo Brasil a cada mês e também retomar as motociatas, que foram uma marca de seu mandato.
A agenda de viagens ainda não está pronta, mas a ideia é visitar o Nordeste, região em que Bolsonaro foi derrotado em todos os estados nas eleições de 2022. Integrantes do PL afirmam que a agenda deve ser definida nos próximos dias com base em pesquisas encomendadas pelo partido. Bolsonaro pretende se reunir com prefeitos, deputados e partidos pequenos aliados para fortalecer as candidaturas municipais do PL e aumentar o número de prefeitos e vereadores nas eleições de 2024.
Durante o mandato à frente da presidência, Bolsonaro reuniu centenas de motociclistas em diversas ocasiões e percorreu trajetos com eles. A retomada das motociatas pode ser uma forma de manter a base de apoiadores mobilizada e engajada para as próximas eleições. Para o ex-ministro do Turismo, Bolsonaro é um líder carismático e deve ser bem recebido em qualquer lugar do país. Ele acredita que o ex-presidente conseguirá resgatar o amor pela bandeira, pelo hino e pela pátria entre os brasileiros de bem, cristãos e patriotas.