Brasil e China fecham acordo: operações comerciais não utilizarão mais o dólar  

O Banco Central Brasileiro fechou um acordo com o governo chinês para que as transações comerciais entre os países não ocorram mais em dólar, elas serão realizadas em moeda local e convertidas para o dinheiro utilizado na nação de destino de forma simplificada.


Dessa forma, as operações podem ser pagas na moeda chinesa yuan e recebidas em reais, e vice-versa. O memorando de entendimentos assinado pelos países busca tornar as trocas comerciais mais rápidas e menos custosas. O documento aponta que o Banco Popular da China (PBC), equivalente ao nosso Banco Central, poderá escolher uma instituição para atuar na operação de câmbio como uma “offshore clearing bank no Brasil”.

Segundo o BC, entre os benefícios que serão proporcionados pelo acordo estão aumento da liquidez da moeda chinesa, manutenção de reservas cambiais em moeda forte no país, redução de intermediários nos pagamentos internacionais e aumento da eficiência operacional nas transações entre os países.

Assim, as operações entre China e Brasil não irão precisar mais usar o dólar como moeda de referência. Ainda não há previsão para início do uso do novo modelo. Há mais de dez anos, a China se consolidou com o principal parceiro comercial do Brasil, chegando a movimentar US$ 150,5 bilhões em exportações e importações no ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *