Brasil e EUA divulgam nota conjunta após encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos divulgaram uma nota conjunta na noite desta quinta-feira (16), confirmando o sucesso do encontro de alto nível realizado horas antes na Casa Branca. A reunião envolveu o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer.


O texto oficial, intitulado “Declaração Conjunta”, afirmou que as autoridades mantiveram “conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento”.

A nota conjunta detalha os próximos passos na relação bilateral:

“O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.”

Mais cedo, o chanceler Mauro Vieira já havia expressado otimismo, classificando a reunião como “muito produtiva”. Em declaração à imprensa na embaixada brasileira, o ministro de Lula destacou que os americanos demonstraram “muita disposição para trabalhar em conjunto para traçar uma agenda bilateral de encontros para tratar de temas específicos de comércio”.

Vieira também reafirmou o interesse mútuo no encontro entre os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva. “Está mantido o objetivo de que (os líderes) se reúnam proximamente, mas isso ainda vai ser definido pelas partes e de acordo com as agendas dos presidentes para (a escolha de) um local que seja conveniente para ambos os lados”, declarou. O chanceler concluiu que “há um interesse de ambas as partes de que os presidentes se encontrem em breve”.


Eis a íntegra da nota conjunta:

Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *