Centrão intensifica articulações por troca de ministros no governo Lula

Os partidos do Centrão continuam suas articulações no Palácio do Planalto para pressionar por trocas de ministros no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta quinta-feira, 13, está agendada uma reunião entre o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o deputado federal Danilo Forte (União Brasil) para discutir a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O Planalto deve emitir um decreto presidencial nos próximos dias visando reestruturar o órgão e torná-lo mais enxuto. Historicamente, a Funasa já foi utilizada como moeda de troca pelo governo federal.


Outra possível saída que Lula pode utilizar para agradar os partidos do Centrão é a Caixa Econômica Federal. Nos bastidores, surgiu o nome de Gilberto Occhi, do Progressistas, para liderar o banco. Ele já foi presidente da Caixa durante as gestões de Michel Temer e Dilma Rousseff. Atualmente, a instituição financeira é comandada por Maria Rita Serrano, funcionária de carreira do banco. Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Social e o Ministério dos Esportes também são alvos de interesse dos partidos do Centrão, que pressionam por cargos e posições de segundo e terceiro escalão.

Na quarta-feira, 12, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil) se reuniu com o presidente da República e o ministro Alexandre Padilha para confirmar a indicação do deputado federal Celso Sabino (União Brasil) para o Ministério do Turismo. Também esteve em Brasília o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), marido da ministra do Turismo, Daniela Carneiro. O político fluminense está negociando a saída da ministra do cargo após ambos decidirem deixar o União Brasil e migrar para o Republicanos. Essas movimentações ocorrem após negarem negociações com o Centrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x