O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), declarou nesta quinta-feira (24), que a ADPF 635 tem fortalecido o grupo organizado. A fala do político é uma resposta ao terror que aconteceu no período da manhã na Avenida Brasil durante uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel, Zona Norte da cidade.
– Desde que a ADPF está aí, você tem o fortalecimento de cinco grandes instituições criminosas ligadas ao tráfico de drogas. Você tem hoje, no cálculo da Polícia, mais de 200 criminosos de outros estados no Rio de Janeiro. Toda a culpa recai sobre as polícias – afirmou Castro.
Também conhecida como ADPF das Favelas, a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), determina medidas para reduzir a letalidade das operações policiais do Rio de Janeiro contra o crime organizado.
Na declaração, o governador também responsabilizou o governo federal e pediu maior proteção para impedir a chegada de drogas e armamentos para o estado do Rio de Janeiro.
– Não é mais possível que o estado do Rio de Janeiro apreenda só este ano 540 fuzis. Só na minha gestão são 1.770 fuzis. Cinquenta e cinco toneladas de drogas só este ano. Estamos falando aqui de tráfico internacional de armas e de drogas. Lavagem de dinheiro. Isso é competência federal e precisamos da escuta do governo federal para que o nosso trabalho tenha efetividade.