Democracia é alvo de ataque do populismo autoritário, diz Barroso

No último domingo (10/04), em uma conferência nos Estados, o ministro do STF Luís Roberto Barroso, afirmou que é necessário restabelecer o “poder da verdade” no Brasil. O ministro também ressaltou que as democracias são alvos de ataques por governos populistas autoritários.


O ministro do STF considera que a democracia constitucional tem sido alvo de ataques em todo o planeta, desferidos pelo “populismo autoritário”, só que as instituições estão resistindo a essa investida.

Há que ter a percepção de que o mundo vive uma conjuntura, muitas vezes, desfavorável à própria democracia. Acho que no Brasil, as instituições no Brasil têm sido capazes de resistir – não sem sequelas, mas têm sido capazes. O Congresso continua funcionando, o Judiciário continua funcionando, a imprensa é muito atacada, mas continua a ser uma imprensa livre.

Barroso

Barroso também citou alguns exemplos como as acusações de fraude nas eleições norte-americanas e a ascensão de regimes populistas em Hungria, Polônia, Turquia, Rússia, Venezuela, Filipinas e El Salvador.

Vale ressaltar que, o ministro também comentou sobre situação das democracias no mundo, ele apontou o populismo como um fator primordial para o desgaste das instituições.

O evento conhecido como Brazil Conference, foi realizado no domingo na Universidade de Harvard, contou com a participação da deputada Tabara Amaral, o ministro ministro e Atila Roque, diretor regional da Ford Foudation, para discutir o futuro cenário político do país.


A Brazil Conference é realizada anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil. Discutimos temas relacionados à política, economia, cultura e sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x