Na última segunda-feira, o deputado boliviano Abelardo Colque presidente da Brigada Parlamentar de Potosí, foi espancado. Segundo ele, os agressores seriam ligados ao partido de Evo Morales. O deputados relata que eles entraram nos escritórios da Brigada Parlamentar chutando as portas:
“Eles vieram diretamente para nos atingir. Eles me disseram: ‘você é o Abelardo, agora nós vamos matá-lo’. Eles queriam nos eliminar de qualquer maneira.”
Colque teria sido espancado por líderes camponeses relacionados ao MAS (Movimento ao Socialismo – Partido de Evo Morales e do presidente Luis Arce) ele sustenta que aqueles que o atacaram são ligados a ala comandada por Evo Morales no partido.
O ataque aconteceu depois de Colque rejeitar em uma conferência de imprensa a resolução da extensão camponesa de Potosí; Assim o presidente Luis Arce teve o prazo de 48 horas para atender às suas demandas.
A Brigada Parlamentar é um grupo de parlamentares bolivianos que defendem a adoção do sistema parlamentarista de governo na Bolívia. A brigada parlamentarista tem se destacado nos últimos anos como uma voz crítica do atual sistema presidencialista do país e tem defendido a adoção do parlamentarismo como forma de superar a crise política e institucional que o país vem enfrentando.