Os deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP), Joaquim Roriz Neto (PL) e Thiago Manzoni (PL) enviaram um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo a demissão do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
No ofício encaminhado ao presidente, os deputados questionaram a capacidade de Rui Costa de desempenhar suas funções de forma adequada. “É fundamental ter líderes comprometidos com o bem comum, que demonstrem uma postura responsável e respeitosa ao se referirem a partes importantes de nossa nação”.
A consideração dos deputados ocorre depois de o ministro de Lula fazer críticas à capital federal. Na sexta-feira (2/6) durante discurso em evento na Bahia, Rui Costa afirmou que a transferência da capital para Brasília fez “muito mal” ao país.
“Era melhor ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou para a Bahia”, disse o ministro. Costa afirmou ainda que a capital federal “é difícil, porque fazer o certo, para muitos, está errado e fazer o errado, para muitos, é que é o certo na cabeça deles”.
No documento, os deputados ainda disseram que as declarações do ministro levantam “dúvidas sobre a capacidade de Rui Costa desempenhar suas funções de forma adequada”.
Nas redes sociais, o deputado Pastor Daniel de Castro criticou o ministro de Lula. “Esse Ministro precisa urgentemente sair desse cargo”, escreveu. “Infelizmente, nossa cidade não se resume ao Congresso, Rui Costa e o presidente Lula, mostram completo desconhecimento da nossa capital federal.”