Zanin inicia visitas ao Senado antes de sabatina para o STF

Nesta segunda-feira (12), Cristiano Zanin, advogado indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), deu início a uma série de visitas ao Senado Federal antes de sua sabatina, marcada para o próximo dia 21. Acompanhado por assessores e um segurança do Senado, Zanin percorreu os corredores e priorizou alguns gabinetes, como os dos senadores Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Lucas Barreto (PSD-AP). De acordo com a assessoria dos parlamentares, as reuniões ocorreram a portas fechadas. Zanin não visitou o gabinete do senador Sergio Moro (União-PR), embora a sala do ex-juiz da Lava Jato esteja no mesmo corredor dos parlamentares visitados pelo indicado de Lula.


A data da sabatina de Cristiano Zanin foi anunciada pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Além disso, Alcolumbre informou que o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MPD-PB), será o relator da indicação.

Conhecido por atuar na defesa de Lula nos processos relacionados à Operação Lava Jato, Zanin precisará ser aprovado tanto pela comissão quanto pelo plenário do Senado. Na CCJ, a sessão requer um quórum mínimo de 14 dos 21 membros titulares, e o advogado precisará obter o voto favorável da maioria dos presentes. Já no plenário, a votação só terá início com a presença de pelo menos 41 senadores, e Zanin será considerado aprovado e apto para assumir a vaga no STF se obtiver pelo menos 54 votos favoráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *