Deputados preparam projeto que prevê anistia a Bolsonaro em caso de inelegibilidade

Deputados alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro planejam apresentar um projeto visando anistiar o mesmo em relação a possíveis consequências decorrentes do seu julgamento no Tribunal Superior Eleitoral. Quem lidera o movimento é o deputado Sanderson (PL-RS), presidente da Comissão de Segurança Pública


O projeto incluiria uma exceção para crimes hediondos, terrorismo, tortura e racismo. A iniciativa surge como uma resposta ao possível impedimento de Bolsonaro em se candidatar novamente por um período de oito anos, devido às declarações feitas por ele durante uma reunião com embaixadores, na qual ele criticou o sistema eleitoral do país.

Ontem, em meio ao voto do relator, Benedito Gonçalves, na ação que pode impedi-lo de concorrer nas próximas eleições, seus correligionários fizeram ataques ao magistrado e reforçaram a tese de que uma condenação o fortaleceria politicamente, caso se confirme.

Mais cedo, o próprio Bolsonaro havia admitido que a tendência é se tornar inelegível. Para este projeto ser aprovado, além da maioria nos plenários da Câmara e do Senado, seria necessária a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou da derrubada do veto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *