Irajá Abreu, senador e filho da senadora Kátia Abreu, a partir de março, vai fazer mestrado bancado com o dinheiro dos cofres públicos. Sua mãe, Kátia Abreu, possuiu intimas ligações com a China e, atuou como ministra da Agricultura do governo Dilma foi eleita ‘Miss Desmatadora’ pelo Greenpeace, em 2009. Irajá Abreu, quando era deputado federal, em seu segundo mandato, foi o campeão de desmatamento na Câmara dos Deputados.
Entre casos de corrupção, desmatamento, desvio de dinheiro e caixa 2 que rondam a família, parece que o alto salário e os penduricalhos que somam mais de R$ 40 mil para o bolso dos senadores não são os suficientes para arcar com o curso que soma R$ 73 mil reais.
O curso que interessou a flor do campo da mamãe é de Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) – entidade fundada pelo ministro do STF Gilmar Mendes.
Em resposta à O Antagonista, o senador afirmou que seu curso faz parte da “política do Senado de qualificar e capacitar seu quadro de servidores e parlamentares”.
“Assim como em empresas privadas, entidades e órgãos federais, faz parte da política do Senado Federal qualificar, capacitar e reciclar com cursos e treinamentos o seu quadro de técnicos, servidores e de parlamentares em cursos de interesse da administração pública com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, conforme prevê a Lei 8.112/90. O mestrado que o senador está fazendo se encaixa nesse quesito e atende a todas as exigências do Senado Federal”, disse o parlamentar, por meio de nota oficial.