Dólar cai e Ibovespa bate novo recorde com sinais do Copom

O dólar fechou em queda nesta quinta-feira (6), cotado a R$ 5,348, recuando 0,24%, em um dia marcado por otimismo no mercado financeiro brasileiro. O movimento acompanha o tom conservador do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que indicou na quarta-feira (5) a manutenção da taxa Selic em 15% por um “período prolongado”, citando inflação resistente, atividade econômica firme e incertezas fiscais e externas.


A principal referência da Bolsa brasileira, o Ibovespa, registrou novo recorde ao atingir 153.430,34 pontos às 17h11. Se mantiver o nível até o fechamento, às 18h, será a 12ª alta consecutiva e o 9º recorde seguido. A B3, bolsa de valores do país, anunciou mudanças nos horários de negociação neste mês de novembro, ajustando o encerramento das negociações do mercado à vista para 17h55, enquanto o call de fechamento vai até 18h, sem “after market”.

A decisão do Copom de manter a taxa Selic em 15% ao ano já era amplamente esperada. Trata-se da terceira reunião consecutiva sem alteração da taxa básica de juros, em meio a um cenário internacional que ainda exige cautela, especialmente devido às incertezas nos Estados Unidos. Apesar do comunicado considerado restritivo, investidores mantêm a expectativa de que o BC comece a reduzir a Selic em 2026, cenário que impulsiona o mercado de ações.

No âmbito fiscal, o Senado aprovou projeto de lei que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil por mês e aumenta a taxação sobre as faixas de renda mais elevadas, trazendo impacto positivo para a percepção dos investidores sobre a política tributária do país.

Além do Brasil, o cenário internacional também influencia os mercados. Nos Estados Unidos, autoridades do Federal Reserve (Fed) participam de eventos ao longo do dia, com falas de Michael Barr e John Williams às 13h, seguidos por Christopher Waller às 17h30 e Henry Paulson às 18h30, o que contribui para a volatilidade global e a cautela de investidores.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *