Drones ucranianos atingem a terceira maior refinaria russa

Nesta terça-feira (2/4), drones ucranianos atacaram a terceira maior refinaria de petróleo da Rússia, a cerca de 1300 quilómetros das linhas de frente, atingindo uma unidade central que processa aproximadamente 155 mil barris de petróleo bruto por dia.

As autoridades russas disseram que os seus dispositivos de interferência foram bloqueados por um drone ucraniano perto da Refinaria Taneco, cuja capacidade de produção anual é superior a 17 milhões de toneladas (340 mil barris por dia).

Houve um incêndio na refinaria que foi extinto em 20 minutos, informou a agência de notícias estatal RIA, acrescentando que a produção não foi interrompida.

Imagens do local indicavam que o drone atingiu a unidade CDU-7, da refinaria Taneco. A unidade responde por cerca de metade da capacidade total de produção anual da fábrica.

“Um ataque de drone atingiu uma das empresas em Nizhnekamsk”, disse Ramil Mullin, autarca de Nizhnekamsk. “Não há vítimas nem danos graves. O processo tecnológico da empresa não foi interrompido”, acrescentou.

O ataque foi um dos vários ocorridos no Tartaristão, uma região altamente industrializada a sudeste de Moscovo, na madrugada desta terça-feira.

Uma fonte dos serviços secretos ucranianos disse à Reuters, em Kiev, que a Ucrânia atacou uma importante instalação petrolífera russa no Tartaristão para reduzir as receitas petrolíferas da Rússia.

Segundo cálculos da Reuters, cerca de 14% da capacidade de refino da Rússia foi afetada pelos ataques dos drones. Há mais procura por produtos petrolíferos refinados do que por petróleo bruto russo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *