Elon Musk anuncia Starlink para 19 mil escolas da Amazônia

O bilionário Elon Musk anunciou, via Twitter, que lançará a rede Starlink para conectar 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia.


“Super animado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19.000 escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia!”, escreveu Elon Musk no Twitter.

Elon Musk chegou ao Brasil na manhã desta sexta-feira (20/05) para encontro com o presidente Jair Bolsonaro, políticos e empresários.

O que é Starlink?

A Starlink, empresa que é uma subdivisão da SpaceX, do bilionário Elon Musk, divulgou o preço do seu plano mensal de internet via satélite no Brasil.

A empresa até o momento, ainda não está operando no Brasil, mas recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 28 de janeiro.


A Starlink fornece internet a partir de um sistema de satélites de baixa órbita, uma “constelação” com 4 mil satélites localizados a cerca de 550 quilômetros da Terra.

A internet da Starlink, de acordo com informações da empresa, funciona enviando informações através do vácuo do espaço, onde se desloca mais rapidamente do que em cabos de fibra óptica, o que a torna mais acessível a mais pessoas e locais.

Como eles estão em baixa órbita, o tempo de envio e recepção de dados entre o usuário e o satélite – a latência – é menor do que com satélites em órbita geoestacionária, segundo a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *