Emergência: Radiação detectada na Rússia e Noruega, origem é desconhecida

As autoridades da cidade de Khabarovsk, no extremo leste da Rússia, declararam estado de emergência em uma área onde uma “fonte de radiação” foi encontrada, informou a agência de notícias TASS na sexta-feira.


Ele disse que níveis elevados de radiação foram detectados perto de um pilão de energia a cerca de 2,5 km (1,5 milhas) de edifícios residenciais.

Ninguém foi ferido ou exposto à radiação e “não há ameaça à saúde dos cidadãos”, disse a TASS que a filial local do cão de guarda de segurança do consumidor da Rússia.

Ele disse que os níveis de radiação seriam monitorados nos próximos dois dias e a fonte da radiação seria investigada.

Noruega


Tromsø

No final de março, a Autoridade Norueguesa de Segurança Radioativa e Nuclear mediu níveis muito baixos de iodo radioativo (l-131) em Tromsø.

De acordo com a Administração da cidade, as concentrações medidas não representam um risco para os seres humanos ou para o meio ambiente.

A fonte do lançamento é atualmente desconhecida. De acordo com a Diretoria, existem várias estações de medição em toda a Noruega, que são continuamente monitoradas quanto à radioatividade no ar.Bredo Møller, engenheiro da Diretoria responsável pelo monitoramento do ar, diz que este não é um fenômeno incomum e que é a primeira vez que algo assim foi detectado este ano.

Møller diz que eles estão trabalhando para descobrir de onde veio. «Apenas uma substância radioativa foi detectada, o que indica que não houve acidente em uma usina nuclear ou similar. Se esse tivesse sido o caso, teríamos registrado outro material também, pois tais eventos causariam a liberação de muitos outros isótopos, como estrôncio-90 e césio-137. No entanto, esse iodo vai decair completamente dentro de alguns dias. O Hospital Universitário do Norte da Noruega, que realiza diagnóstico e tratamento do câncer, pode ser uma explicação para o fenômeno”, diz Møller.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *