EUA: assessor de Rubio comenta carta de Trump ao Brasil e cita Moraes

Darren Beattie, alto funcionário em Diplomacia Pública do Departamento de Estado dos Estados Unidos, publicou, na conta oficial da pasta, nesta segunda-feira (14/7), uma ameaça ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, afirmando que o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta impondo consequências ao brasileiro. O Departamento de Estado é chefiado por Marco Rubio.


A referência é a carta divulgada pelo presidente norte-americano na semana passada e destinada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao governo brasileiro. A divulgação anterior, no entanto, não citava nominalmente Moraes, coisa que Beattie fez agora.

“O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas à Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano. Tais ataques são uma vergonha e estão muito aquém da dignidade das tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estaremos observando atentamente”, diz a postagem.

Na quarta passada (9/7), Trump anunciou uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros como uma espécie de punição ao cerco judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado dele. Trump classifica como “vergonhosa” a forma como o ex-presidente está sendo tratado pela Justiça brasileira e cita as ações contra redes sociais no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *