FBI descobre delegacia chinesa em NY

Delegacia de polícia clandestina é descoberta em Chinatown, Nova York, nos Estados Unidos. A operação policial revelou que o local não possuía licença para funcionar e que os homens realizavam operações policiais sem a aprovação diplomática prévia necessária. Dois homens foram presos no local acusados de conspirar a favor do governo chinês. Além disso, 34 oficiais da polícia nacional da China também foram denunciados pelo FBI por “repressão transnacional”.


O posto policial clandestino foi descoberto em Chinatown, um bairro com forte presença de imigrantes asiáticos. A descoberta ocorre em um momento de grande tensão entre Estados Unidos e China. No início do ano, um balão chinês foi visto sobrevoando a Costa Oeste dos EUA, e Washington afirmou que se tratava de um equipamento de espionagem. Pequim negou inicialmente, mas o Pentágono achou sistemas de vigilância dentro do balão, o que gerou suspeita de que a China estivesse tentando recolher informações de bases militares norte-americanas.

Os dois homens presos foram acusados de conspirar a favor do governo chinês, mas ainda não se sabe exatamente qual era o objetivo da delegacia clandestina. O FBI denunciou também 34 oficiais da polícia nacional da China, o que indica que o caso tem dimensões maiores do que se imaginava inicialmente.

A descoberta da delegacia clandestina em Chinatown mostra que os Estados Unidos estão de olho nas ações da China em seu território. As tensões entre os dois países aumentam a cada dia, e é possível que surjam novas revelações sobre a presença chinesa em solo norte-americano. As investigações seguem em curso para determinar a extensão dos crimes cometidos pelos envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *