General Heleno nega conversas com a CIA sobre eleições

Na quinta-feira (5/5), durante a live do presidente Jair Bolsonaro, O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Augusto Heleno, disse que é “falsa” a notícia de que um diretor da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos disse a autoridades do Brasil, ano passado, que o presidente deveria parar de lançar dúvidas sobre o sistema eleitoral do país antes das eleições de outubro.


General Heleno rebateu a versão de que William Burns, diretor da CIA, teria recomendado que o chefe do Executivo evitasse interferências no processo eleitoral, conforme publicado em reportagem da agência Reuters.

O ministro confirmou que aconteceram conversas com o setor de inteligência americano, porém, que o assunto não foi as próximas eleições, em que Bolsonaro vai concorrer à reeleição.

Lógico que as conversas que tivemos sobre a área de inteligência foram extremamente produtivas e muito interessantes. Essa conversa sobre eleições jamais aconteceu.

Heleno

E acresentou:

Isso nunca aconteceu, não houve nenhuma troca de ideias sobre eleições, nem nos Estados Unidos ou aqui. Isso foi uma notícia falsa.


De acordo com a reportagem da Reuters, a conversa entre representantes da CIA e o governo brasileiro aconteceu em julho de 2021, em Brasília, com a presença de Jair Bolsonaro e Augusto Heleno. No encontro, o diretor William Burns teria dito para o presidente “parar de questionar o sistema eleitoral do país”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *