A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, afirmou na manhã desta terça-feira (29) que é justa a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que anulou todas as condenações do ex-ministro José Dirceu (PT) na Lava Jato.
A determinação de Gilmar Mendes estende a Dirceu os efeitos da decisão que declarou o ex-juiz Sergio Moro suspeito para atuar em processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“STF faz Justiça, anulando as condenações ilegais de Sergio Moro a José Dirceu na farsa da Lava Jato. É o mesmo entendimento já aplicado no pleno do STF ao presidente Lula, que demonstrou em sua defesa a parcialidade de Moro e seu conluio com os procuradores para perseguir Lula. Parabéns pela vitória Zé Dirceu!”, escreveu Gleisi Hoffmann no X.
Na decisão, Gilmar Mendes destacou a existência de diversos indícios de que Sérgio Moro atuou com motivações políticas e interesses pessoais. O ministro argumentou que tanto a operação Lava Jato quanto o ex-juiz atuaram em fases que tinham como alvo Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo o oferecimento de denúncias contra Dirceu, com o objetivo de que essas informações chegassem ao presidente da República.
José Dirceu, ex-ministro, foi condenado por Moro em 2016 a 23 anos de prisão por corrupção passiva, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro.
Em 2017, ele recebeu uma segunda condenação, desta vez a 11 anos e 3 meses de prisão, também por corrupção e lavagem de dinheiro.
Essas condenações estão relacionadas à participação de Dirceu em esquemas de corrupção envolvendo a Petrobras.
- CPI recorre de decisão de André Mendonça que barrou depoimento de Deolane
- Maduro Cobra Pronunciamento de Lula Sobre Veto à Entrada da Venezuela nos BRICS