Globo quer 50% de atrizes e atores negros em novelas até 2030

A Globo estabeleceu como meta escalar, até 2030, elencos compostos por pelo menos 50% de atrizes e atores negros em todas as suas novelas. A informação consta em um relatório de ESG (sigla em inglês para o grupo de práticas ambientais, sociais e de governança) da emissora divulgado pelo colunista Gabriel Vaquer, do site F5, da Folha de S.Paulo.

No ano passado, segundo levantamento da própria emissora, 43% dos artistas que participaram das novelas exibidas pela Globo no ano eram negros. Esse seria o maior índice já registrado desde que a empresa adotou novas diretrizes sobre o tema, em 2022. As obras Renascer e Volta por Cima, que já não estão mais no ar, teriam sido aquelas com maior divisão racial.


Além da parte artística, a Globo pretende contratar, também até 2030, pelo menos 50% de funcionários negros para as novas vagas. Em 2024, esse número também chegou a 43%. Na questão de gênero, a Globo diz já ter superado uma de suas metas: 53% dos profissionais contratados no ano passado foram mulheres — o objetivo era alcançar 50%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x