Nesta quinta-feira (9/3), a Polícia Federal cumpre 85 mandados judiciais, em seis Estados, mais o Distrito Federal, contra corrupção e lavagem de dinheiro na cúpula do governo do Acre. Trata-se da Operação Ptolomeu III.
A ação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça, que também determinou o bloqueio de R$ 120 milhões em bens dos investigados. Aproximadamente 300 agentes nas ruas. Ainda não se sabe quem são os alvos.
Segundo a PF, os servidores atuavam no desvio de recursos públicos, bem como na realização de atos de ocultação da origem e destino dos valores subtraídos, através da lavagem de dinheiro.
Na mesma decisão, 15 empresas investigadas tiveram suas atividades econômicas suspensas por determinação do Tribunal Superior.
O STJ decretou ainda medidas cautelares diversas da prisão, dentre as quais: a suspensão do exercício da função pública, a proibição de acesso a órgãos públicos, o impedimento de contato entre os investigados e a proibição de se ausentar do país, com a entrega de passaportes no prazo de 24 horas.
Governador do Acre é alvo de operação da PF por lavagem de dinheiro
