Governo Bolsonaro alcança menor taxa de homicídios desde a entrada do PT na presidência

O governo Bolsonaro registrou 47.503 homicídios ao longo do último ano, o equivalente a 130 mortes por dia, segundo dados divulgados, no mês de Junho, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


O número representa queda na comparação com 2020 e é o menor registrado desde de que o ex-presidiário Lula entrou na presidência. Entre os motivos, especialistas apontam uma estabilização de conflitos entre facções criminosas, que na última década avançaram pelo Norte e Nordeste do País, e a implementação de programas estaduais focalizados em públicos mais jovens.

Em Junho, o presidente Jair Bolsonaro, comemorou a grande redução na taxa de homicídios. Em conversa com apoiadores, o chefe do Executivo relacionou a redução de assassinatos ao aumento do acesso a armas de fogo.

“Viram que o número de homicídios com arma de fogo caiu? O menor número histórico. A imprensa não fala que entre outras coisas [sobre] a liberação das armas para o pessoal de bem. O cara pensa duas vezes antes de fazer uma besteira. Agora, se tivesse aumentado quem era o culpado? Não precisa dizer”, declarou na saída do Palácio da Alvorada.

Em outras ocasiões, Bolsonaro já atribui o armamento da população à queda de índices de crimes durante seu governo. O presidente é defensor da ampliação do acesso a armas de fogo para o “cidadão de bem”, em especial para os CACs (caçadores, atiradores e colecionadores).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *