O governo da Venezuela parabenizou, nesta quarta-feira (6), Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, e afirmou que sempre estará disposto a manter “boas relações com os governos americanos”.
O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela disse em comunicado divulgado na plataforma de mensagens Telegram que essas “boas relações” devem ser enquadradas em um espírito de “diálogo, respeito e bom senso”.
– O povo da Venezuela compartilha laços históricos com o povo dos EUA, com quem quer trilhar um caminho de paz e justiça social, onde não há espaço para guerra, extorsão, discriminação e onde a cooperação e o respeito mútuo entre as nações são o padrão das relações internacionais – acrescentou.
A chancelaria venezuelana também disse que o reconhecimento da soberania e da autodeterminação dos povos é “fundamental para a construção de um novo mundo, onde prevaleça o equilíbrio entre as nações livres”.
Na última segunda-feira (4), o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, disse esperar que o futuro novo governo dos EUA não se deixe levar pelas “políticas fracassadas de extremismo” da oposição em seu país.
A líder opositora venezuelana María Corina Machado também parabenizou Trump e declarou que seu país está vivendo “dias decisivos” após a eleição presidencial de 28 de julho, na qual Maduro obteve uma vitória controversa, que não é reconhecida pelos EUA.
– A Venezuela está vivendo dias decisivos (…). Sabemos que temos o apoio dos povos das Américas e de seus governos democráticos para garantir uma transição para a democracia sem demora. E também sabemos que sempre contamos com vocês – escreveu Machado na rede social X.