Governo Lula não tem intenção de colocar facções como terroristas

Após se reunir com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), nesta quarta-feira (29), para discutir a situação da segurança pública no estado fluminense, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse que o governo federal não tem intenção de classificar facções criminosas como terroristas e sustentou ainda que essa medida atrapalharia o combate ao crime.

– Da parte do governo federal, não temos nenhuma intenção de fazer uma mescla desses dois tipos de atuação. Até porque, dificultaria muito o combate desses tipos de criminosos, que são claramente distintos no que diz respeito à sua motivação e atuação – afirmou.


Em sua fala, o ministro do governo Lula ainda declarou que “uma coisa é terrorismo, outra coisa são facções criminosas” e que o “terrorismo envolve sempre uma questão ideológica”, mas que a legislação estabelece as diferenças entre organizações criminosas e grupos terroristas.


– As facções criminosas são constituídas por grupos de pessoas que sistematicamente praticam crimes que estão capitulados no Código Penal. Portanto, é muito fácil identificar o que é uma facção criminosa pelo resultado de suas ações – disse o ministro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *