O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicano-PB), comentou nesta segunda-feira (6) a conversa virtual entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia estão prevalecendo entre Brasil e EUA. Quando o respeito e a conversa franca guiam nossas relações, todos saem ganhando. A Câmara segue atenta e pronta para trabalhar pelos interesses nacionais”, disse Motta.
Segundo o deputado, o respeito e a conversa franca são essenciais para que todas as partes possam sair ganhando.
O contato entre os líderes ocorreu por ligação na manhã desta segunda-feira, diretamente do Palácio do Alvorada, com a presença dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Durante a conversa, Lula pediu a Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais, além de questionar medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.
O governo brasileiro avaliou o encontro como positivo. Segundo nota da Secretaria de Comunicação, os presidentes “relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU”.
O contato entre Lula e Trump era esperado desde a semana passada, mas precisou ser adiado devido à agenda de ambos os mandatários. Após a ligação, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações com Alckmin, Mauro Vieira e Haddad.