Idoso algemado e preso por buzinar em apoio a caminhoneiros canadenses

O idoso canadense foi preso e algemado no domingo (06/02) pela polícia de Ottawa depois de buzinar em apoio aos caminhoneiros do “Freedom Convoy” que se manifestavam pelos mandatos do COVID-19. A família do homem denuncia que a prisão foi agressiva.


“Ele tem apenas 1,70m de altura”, disse seu filho Steve. “Ele não faria mal a ninguém.”

“Acho nojento”, disse Gerald, outro de seus filhos. “Não havia necessidade de ser tão duro com ele.”

Gerry Charlebois, 78 anos, pai de quatro filhos, avô de 11 e bisavô de quatro, acabou com hematomas depois de expressar seu apoio aos caminhoneiros canadenses com o “Freedom Convoy”.

Os caminhoneiros iniciaram protestos contra os rigorosos requisitos de vacinação e estão dirigindo por Ottawa para desmantelar todos os mandatos COVID-19 impostos pelo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.


O prefeito da cidade, Jim Watson, declarou estado de emergência e ordenou que a polícia prenda quem quiser ajudar os caminhoneiros, por exemplo, com combustível e comida.

Charlebois, que alegou ter sido vacinado e ter ido à área de protesto por curiosidade, disse à mídia canadense Toronto Sun que estava “muito dolorido” pelos cortes e hematomas nos braços, mãos, ombro e joelho, que ele sofreu durante a prisão.

“Eu não quis prejudicar”, disse Charlebois, bisavô de quatro filhos e avô de 11, ao jornal canadense. “Eu apenas dei ao caminhoneiro um polegar para cima e uma buzina.”

As imagens foram gravadas em vídeo por um morador que se aproximou para perguntar ao policial por que ele estava repreendendo o idoso.

“É uma ofensa, é um crime buzinar. É”, respondeu o oficial, que após uma troca de palavras com Charlebois, o segurou contra o caminhão para algemá-lo.

O homem que estava filmando quando viu que haviam algemado o idoso para prendê-lo começou a gritar para a polícia que aquilo era comunismo. “É comunismo. Você não precisa mostrar nada. Você não fez nada de errado”.

“ATENÇÃO, PROTESTANTES: @OttawaPolice aplicará uma ordem que proíbe qualquer pessoa de usar buzinas de ar ou buzinas de trem em qualquer rua ao norte da Rodovia 417 até 16 de fevereiro de 2022 ou qualquer outra data definida pelo tribunal”, disse ele.

Charlebois admitiu que xingou o policial, mas disse que apoia a aplicação da lei. “Fiquei chateado com ele”, disse. Embora ele não tenha permanecido preso, ele foi multado em US $ 118.

Embora as manifestações tenham sido pacíficas e tenha havido apenas bloqueios de trânsito e acesso à capital, os caminhoneiros denunciam que estão sendo difamados e acusados ​​de serem violentos.

“Estou francamente enojado com a imprensa e a forma como eles cobriram o comboio”, disse a motorista de caminhão Brigitte Belton à Fox News, garantindo que os manifestantes no comboio são trabalhadores e que querem continuar trabalhando.

Sobre o passaporte vacinal, ela disse que não é contra, mas questiona sua segurança e eficácia, razão pela qual decidiu não se vacinar e sente que as pessoas devem ter liberdade para decidir se a aplicam ou não.

*Com informações da Bles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *